terça-feira, 23 de março de 2021

A eternidade em quase um segundo

Fiz o meu último pedido, de joelhos, aos prantos, não sei quanto tempo eu fiquei ajoelhada, enquanto dirigia no automático, chovia torrencialmente e ao invés de ter medo, eu sentia que aquele era o dia perfeito para um poema triste dos quais costumo escrever. 

Era madrugada, muita chuva, eu acelerava sem me importar com os limites de velocidade, sem distinguir o verde do vermelho, a pista estava borrada, eu não sabia direito para onde ia, mas eu ia, e fazia o mesmo pedido, repetidamente.

Quando me dei conta de que não tinha direito algum de pedir.

Eu amaldiçoei primeiramente, a minha vida e as minhas escolhas

Logo em seguida, amaldiçoei o meu conhecimento:

Se eu não soubesse o que estava acontecendo, seria mais fácil aceitar

Eu respirei fundo e repeti a cena detalhadamente mais uma vez na minha cabeça, 

Passo a passo, como um cirurgião experiente que iria operar o seu filho:

“ Respira fundo, abre os olhos, verifica se já está anestesiada, o coração ainda está batendo direito?” Eu olhava os exames e via que ela tinha um problema grave no coração. 

“ Pare de tremer com este bisturi nas mãos. O potássio que ela não possui foi injetado na veia, ela não irá sangrar até morrer.. “

Por quase um segundo, olhava para o lado e via que ela ainda estava ali, pedindo socorro, com a sua vida indo embora. 

E cada vez que eu chegava em um lugar, eu tinha que ir para outro, e cada vez, além de todas aquelas perguntas, me pediam o meu CEP, que CEP, era para a entrega do corpo? Iam despachar depois por sedex?  Eu só queria um médico, eu estava cansada de dirigir contra o tempo, perdendo os preciosos segundos que ainda tínhamos juntas

Meu Deus, ela não pode falar, só tem eu para poder gritar e as minhas palavras não saiam... 

O filme da vida passa em um segundo, e é verdade, leva-se apenas um segundo, 

Para você se arrepender de todos os erros, para você saber que já é bem tarde para se arrepender, para reconhecer que errou demais, que está distante demais de Deus para ter direito a um pedido.

Se eu já tinha negado o meu desejo de viver, como poderia pedir pela vida de outro alguém?

Eu sabia o que estava acontecendo. Isso era o que me dava mais raiva, eu sabia que era grave, eu sabia que as chances eram pequenas, eu sabia que não haviam mais chances. Precisávamos de um milagre.

Eu vi a minha vida toda, vi que não poderia pedir, vi que já estava distante de Deus o suficiente para não ter direito algum de pedir, eu sabia que tinha pedido tantas outras vezes e não fui ouvida, eu sabia bem o que eu tinha feito depois de cada pedido não atendido.

Eu achava que não tinha mais nada para perder....

Eu estava mais próxima do inferno do que qualquer pessoa poderia estar. 

Eu não tinha créditos, já estava vendida.

E quando, por fim, eu tive a confirmação do diagnóstico, 

Eu respirei bem fundo..

Eu não podia pedir, eu não podia oferecer nada em troca, eu não podia fazer mais nada

Eu lembrava da minha mãe dizendo que parecia que tinham arrancado os seus braços e as suas pernas e eu me sentia exatamente assim, e eu me lembrava que ela disse que ela pediu para Deus, e que ela não foi ouvida, ela não foi ouvida e não havia motivos algum para eu ser. 

Como o ultimo sopro de fé dos desesperados, 

Eu entreguei. 

Eu entreguei de verdade, porque eu sabia que nada mais poderia fazer

Eu. Impotente. Inútil. Completamente incapaz diante da morte. 

Eu admiti que não tinha controle de nada, Há muito e por muito tempo, eu não tinha.

Eu admiti meus erros, minhas falhas, desde uma pisoteada no pé alheio, até os pecados mais pecaminosos que mantive segredo, aqueles lugares tão feios em nossas vidas que fazemos de conta que não aconteceram. 

Era por isso que eu sabia que não podia oferecer nada, porque eu olhei para trás e não vi nada que fizesse valer, eu sabia também que era incapaz de fazer uma promessa, porque eu não iria conseguir cumprir. Eu admiti ser totalmente fraca. 

Então, se eu já não podia mais, entreguei, com tudo de mim que havia restado, ou o pouco que havia restado,

Eu entreguei. 

Ela não era mais minha. Ela nunca foi minha. 

Naquele momento, eu não tinha mais nada, eu percebi que nada foi, verdadeiramente meu.

Vivemos uma utopia diária achando que temos o controle sobre tudo.

Mas aonde está a chave? 

Você passa o tempo todo acreditando que é o dono da sua vida e leva menos de um segundo para admitir que você está errado. 

Quando isso aconteceu, quando explorei o lugar com meus novos olhos

Toda a minha dor, havia ido embora. 

Eu não conseguia distinguir no começo se aquilo era um bom sinal, se tudo ficaria bem, ou se tudo terminaria em breve e meu corpo havia entrado em choque. 

E como não estava em minhas mãos, eu aceitei que o fim seria como deveria ser. 

Lá no fundo, em sussurros e aos prantos, eu desejei que a Tua vontade fosse a mesma que a minha. 

Esse foi o primeiro milagre, de quatro, que eu testemunhei em duas semanas. 


...


A vida tem várias cores agora, ela não é mais fosca. 

Quando eu penso em todas aquelas sombras da minha vida, aquelas lembranças insanas, todo o mal que me cercava, aquele ciclo vicioso de coisas erradas, amores perdidos, penitencia diária pelos erros cometidos, rancor, pesos que eu carregava por não ter sido mais, cicatrizes em ambos os braços, por não ter feito mais, a minha cobrança continua pela perfeição, tantos erros, tantas palavras que não foram ditas, tanta economia de sentimento por medo, é outra vida. Aquela vida não me pertence mais. 

Por algum motivo que eu não sei explicar, a minha vida também foi salva... 

E não me sinto como se tivesse tido uma segunda chance... Não é isso.

Eu sou outra pessoa. 

Não sinto mais aquelas dores ou aqueles medos. Não carrego mais aqueles pecados. 

O amor que sinto agora, permite que a pessoa amada seja livre e feliz em outros braços ou em outro plano. O amor que sinto agora é maior do que a dor que eu sentia da perda. Não há mais dor. 

Meus erros... Eu pego um punhado de areia com as mãos, quando eu as abro, o que o vento não leva, é devolvido para o mundo. 

A única coisa que eu consigo explicar é que eu voltei a ver tudo com os mesmos olhos curiosos e esperançosos que eu tinha aos 13 anos. 

Por que aos 13 anos? 

Há muito mais entre o céu e a terra que eu possa explicar. 

Eu me sinto extremamente agradecida. 

A força que carrego hoje, não é mais minha, mas a minha missão é compartilha-la.

E ela é infinita. 

Eu nunca mais vou me sentir cansada. 

É como se eu tivesse esperado muito tempo pela vida e ela tivesse finalmente me alcançado

De repente virei de novo aquela menina boba que acreditava que tudo era amor

Um amor inocente e inesgotável, 

Aquele amor que eu passei a vida toda orando para que as dores e as perdas, nunca mudassem. 

Foi isso que Deus colocou no lugar, quando eu estendi meus braços a Ele e entreguei tudo o que eu tinha. 

Eu achava que minhas mãos ficariam vazias, e eu estava tranquila com o meu gesto, afinal, Ele tem o caráter mais lindo que eu já conheci, Ele é o dono de todas as coisas, Ele une todas as coisas, Ele tem o poder sobre a vida e a morte, Ele é o dono da chave, Ele une as quatro estações, Ele está presente no ar que eu respiro, e está lá mesmo que eu escolha deixar de respirar, Ele guarda o lugar ao qual eu pertenço.

“ Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.

Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;

quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. “

( 1 Coríntios 13:1-13 )

Agora eu entendo este texto, porque foi exatamente o que Deus sentiu por mim, naquela madrugada triste, chuvosa e desesperadora. 

 ( Depois de rodar toda a playlist, este texto terminou com Please, Baby Please - Serena Ryder )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

hello witch

Como a terra Meu corpo é fértil  E em mim florece A vida e a abundancia  Como a água  Eu sou fluida E navego Pelo fluxo do todo Como o ar Eu...